segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Código dos alunos feitos por eles mesmos

NOSSO CÓDIGO
Códigos dos alunos do GEVOA Ginasio Vocacional Oswaldo Aranha

INTRODUÇÃO
No ano de 1962, o Ginásio Vocacional começou a funcionar.
A atitude dos alunos não era satisfatória para o bom andamento dos trabalhos da Escola porque prejudicava um aproveitamento adequado.
Seria necessário que se pensasse em algo que auxiliasse a socialização dos alunos.
Foi então que surgiu a idéia de um código.
Um verdadeiro trabalho de base foi realizado para a elaboração daquele: foi feita uma elaboração individual, posteriormente discutida em equipe e, depois discutida e aprovada em classe.
Depois de todas as classes terem apresentado suas conclusões, os representantes da classe fundiram num só código.
O efeito foi animador.
Porém com a entrada de 120 alunos novos no Ginásio(1963), foi necessária uma reformulação do mesmo código, pois as vivências desses alunos eram diferentes dos das 2ª séries.(turma de 1962)
Houve a reformulação ao mesmo tempo que as 1ª séries elaboravam suas leis.
Os representantes de classe das 2ª séries fundiram os dois códigos num só em função do bem comum.

ENTRADA E SAÍDA: APRESENTAÇÃO DO ALUNO

DEVEMOS:

1- Ser pontuais;
2- Evitar aglomeração nos portões da escola.
3- Sair da escola, no término das aulas, pelo portão que estiver aberto.
4- Conservar, perfeitamente limpas, as entradas da escola, evitando correr, brigar, empurrar, etc.
5- Respeitar e atender as solicitações do guarda de trânsito.
6- Respeitar as pessoas que estão no ponto de ônibus, cobradores, colegas, etc.


NÃO DEVEMOS:

1- Tomar as seguintes atitudes no ponto de ônibus: desordem, algazarras, etc.
2- Fazer brincadeiras de mau gosto.
3- Cometer imprudências.
4- Perturbar a ordem dentro do ônibus.
5- Ficar nos arredores da escola depois do término das aulas.
SALA DE AULA: AMBIENTE DE TRABALHO

DEVEMOS:
1- Observar a pontualidade no início de cada aula.
2- Entrar na sala de aula como pessoas civilizadas, evitando correrias, empurrões, gritaria, aglomerações, etc.
3- Manter, durante toda aula, atitudes de seriedade, colaboração, interesse e participação.
4- Acomodar-nos para esperar o início dos trabalhos.
5- Colaborar na organização da equipe, no desenrolar dos trabalhos, evitando a nossa distração e a dos colegas.
6- Levantar a mão para obter a palavra.
7- Tratar exclusivamente de assuntos que interessam diretamente à área em que estamos tendo aula.
8- Respeitar os trabalhos e as idéias alheias.
9- Consultar livros, professores, estudar em conjunto e em voz baixa, não falando junto com colegas e professores.
10- Respeitar o nosso material, o dos colegas e o da escola, procurando conservar os móveis e objetos.
11- Levar para a aula o material que interessa à mesma.
12- Esperar que o professor dê por terminada a aula para sairmos.
13- Manter a classe limpa e em ordem.
14- Obedecer às determinações das oficinas.
15- No trabalho individual ou nos de avaliação, não devemos contar com o auxílio dos colegas.
16- Só podemos nos ausentar da aula com permissão do professor.

SALA DE ATIVIDADE RELIGIOSA
1- Entrar na sala em silêncio e com respeito.
2- Todas as atividades religiosas desenvolvidas devem ser feitas com a maior seriedade e com muito respeito.
3- Zelar pela decoração da sala.
4- Conservar modos e postura adequados ao ambiente.

CASA MODÊLO
1- Conservar, na sala, um ambiente familiar.
2- Observar tudo quanto foi estabelecido a respeito da sala de aula.

SALA DE ESTUDOS
1- Levar o material necessário ao estudo, para não interromper as aulas, perturbando os colegas e professores. Há tolerância de dez minutos.
2- Aproveitar o tempo para estudo sem nos ocuparmos com leitura de revistas ou outras atividades que não estejam ligadas ao mesmo.

CORREDORES E ESCADAS LUGAR DE TRÂNSITO
DEVEMOS
1. Andar normalmente no corredor à direita, evitando aglomerações e conversas inúteis.
2. Passar nas portas de sala de aula sem chamar a atenção dos alunos.
3. Tomar cuidado os ladrilhos soltos.
4. Andar sem empurrar, sem abraçar os colegas e não passar o pé....
5. Conservar os corredores e escadas perfeitamente limpos, (sem) coisas no chão. Procurar não passar a mão nas paredes.
6. Subir a escada degrau em degrau conservando-se à direita.
7. Não devemos descer pelo corrimão e jogar objetos pelo mesmo.
8. Devemos comer o lanche no pátio e na hora adequada.

INTERVALOS
1. Devemos usar o intervalo para:
a. Mudar de classe.
b. Ir aos reservados e beber água.

BEBEDOURO
1.Devemos beber água rapidamente, evitando brincadeiras para darmos oportunidade aos outros colegas.
2.Devemos usar os bebedouros exclusivamente para seus devidos fins.

REFEITÓRIO: AMBIENTE DE CALMA E ALEGRIA PARA UMA BOA REFEIÇÃO

DEVEMOS
1.Organizar em fila, seguindo a ordem numérica das equipes, para pegarmos os pratos na entrada do refeitório.
2. Tomar, nessa fila, atitudes que evitem brincadeiras de mau gosto, interrupções na mesma, aglomerações desnecessárias. Não devemos guardar lugar na fila.
3. Devemos pegar a bandeja no lugar adequado, não escolhê-las, zelar pela sua conservação.
4. Colocar na bandeja os talheres necessários, o prato de comida, o pão e a sobremesa que nos cabe.
5. Andar normalmente para evitar acidentes com a bandeja, móveis e utensílios.
6. Devemos sentar, de preferência , meninos com meninas, observando bons modos, postura e conversação agradáveis e adequadas.
7. Agradecer à Deus o alimento que nos dá.
8. Esperar que todos da mesa terminem a refeição para nos retirarmos.Evitar, por isso de sentarmos à mesa onde a refeição já está adiantada.
9. Terminada a refeição, deixar o refeitório em perfeita ordem, observando limpeza das mesas, cadeiras ou bandejas e chão.
10. Colocar utensílios usados (pratos, talheres e copos) nos lugares adequados.
11. Conversar no refeitório ou na fila em tom de voz moderado, evitar barulhos irritantes com talheres, pratos, móveis.

PÁTIO E RECREAÇÃO: AMBIENTE DE DESCANSO

1. Devemos: Conservar o pátio sempre limpo, jogando papéis usados no recipiente adequado.
2. Não podemos andar no galpão, só em volta da quadra.
3. Recrear juntos: meninos e meninas.
4. Requisitar o material de recreação e entregar à equipe encarregada.
5. Evitar que as atividades de recreação não exijam esforço físico violento, pois devemos estar em condições de assistir às outras aulas.
6. Respeitar as brincadeiras dos grupos de alunos, pedindo licença para participar da mesma.
7. Evitar de subir nos arcos do galpão, a não ser em atividades de Educação Física, com a presença do professor.
8. Ter espírito esportivo.
9. Obedecer imediatamente o sinal de término da recreação.

EM RELAÇÃO AOS COLEGAS

DEVEMOS
1. Respeitá-los para obtermos respeito.
2. Procurar ajudá-los na hora de dificuldades.
3. Ter espírito de coleguismo: lealdade, seriedade, delicadeza e amizade.

NÃO DEVEMOS
1. Ofendê-los com casos pessoais.
2. Fazer brincadeiras de mau gosto.

ONDE QUER QUE ESTEJAMOS, DEVEMOS:
1. Conservar a higiene própria.
2. Falar com voz moderada.
3. Andar normalmente.
4. Observar boa postura e boas maneiras.

DISPOSIÇÕES GERAIS – CONTRIBUIÇÃO DA 2ª SÉRIE
1. Respeitar o regulamento interno, estabelecido em algumas áreas. Por exemplo Educação Física, Artes Industriais.
2. Sugerir aos colegas que não estejam observando as determinações do código, que obedeçam às leis por nós formuladas, para o bom andamento dos trabalhos na Escola.
3. Fica estabelecido que a 1ª Série eleja representantes de classe para as atividades que se organizem na escola.
4. Fica estabelecido, também, que a 2ª Série tem o direito de eleger representantes de classe, por um semestre, para governar a escola, no que diz respeito aos alunos, junto à direção e corpo docente.
5. Os alunos de 1ª e 2ª Séries podem organizar –se em grupos de responsabilidade, para auxiliar na administração da escola, junto aos professores. Por exemplo: equipes de refeitório, de recreação.
6. Este código pode ser ampliado e completado, desde que haja necessidade da formulação de novas leis de interesse geral, aprovadas por todos os alunos.

VESTIÁRIO: LUGAR PARA TROCAR A ROUPA
1. Devemos usar o vestiário a fim de nos aprontarmos para a aula de Educação Física.
2. Trocar de roupa rapidamente, sem gritar, sem brincadeiras e conversas impróprias.
3. Observar a higiene e ordem dos vestiários, usando os cabides para seus devidos fins.
4. Evitar a indiscrição e nos vestirmos em frente a porta.
5. Sujar ou estragar roupas de outros colegas.
6. Fazer guerra de “shorts”, tênis, etc.
7. Evitar de deixar materiais estranhos no vestiário.

ATITUDES GERAIS EM RELAÇÃO AOS PROFESSÔRES, ORIENTADORES E FUNCIONÁRIOS:
DEVEMOS
1. Ouvi-los.
2. Tratá-los com a maior delicadeza.
3. Seguir a sua orientação.
4. Obedece-los.

EM RELAÇÃO AOS VISITANTES
DEVEMOS
1. Ser corteses e atenciosos.
2. Responder às perguntas que nos façam ou explicações que nos peçam sem interromper nosso trabalho, quando não houver solicitação para isso.


(Transcrito e encaminhado por Ana Maria Costa Pereira de Rezende( Poliana )
em 24 de outubro de 2004)
fonte-http://www.pralmeida.org/00PRAfiles/03GinVocOswAranha/00GinVocacional.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário