domingo, 29 de junho de 2008

Biografias

Biografia da Profa. Maria Nilde Mascelani :

Nascimento : 02/ 04 / 1931
Faleceu em São Paulo em 19 de dezembro de 1999, vítima de um infarte, aos 68 anos, em São Paulo.

Formação: Professora -Escola Normal Padre Anchieta, em São Paulo.
Pedagogia Formada pela Universidade de São Paulo
Mestrado:: cfe Newton Balzan, que houve.
Doutorado, uns dez dias antes de morrer, em 1999 na USP

Histórico Cronológico
1. Maria Nilde estuda na Escola Normal Padre Anchieta, forma-se professora, vai fazer pedagogia na USP( em 1949).
Recém formada, presta concurso e se torna professora secundária, indo dar aulas em Socorro, onde a diretora havia acabado de voltar de Sevres e instala as classes experimentais, um embrião do Vocacional.
Maria Nilde, Olga Bechara, Lygia Forquin e o prof. Modesto(depois prof no Geva), fazem parte da equipe de instalação das Classes experimentais Obs: Sevres é reconhecido pela sua faculdade de Educação, grandes nomes da Educação Brasileira passaram por essa faculdade. Nos anos 60 existia um convenio entre a Secretária da Educação do estado e a Faculdade, havia bolsas e cerca de 10 educadores iam por ano fazer cursos . O vocacional tinha um acordo e em 69 iria enviar bolsistas, foi suspenso face a perseguição política. O supervisores do Voca tinham sido selecionados. O prof.Ângelo estava entre eles. Cida Schoenacker

Em 1961, parte da equipe das Classes Experimentais de Socorro, a convite do Secretário de Educação, participa da criação dos Ginásios Vocacionais. Olga Bechara vai trabalhar em Americana e Maria Nilde fica na equipe técnica de São Paulo coordenada pelo prof. Joel Martins. Com a saída do prof. Joel e Maria Nilde assume a coordenação do Serviço de Ensino Vocacional.
Início de 1970, acaba o Vocacional, Maria Nilde é enquadrada no ato institucional número 5 e aposentada, responde a inquéritos. Não sai do país.
Em 1970 constitui-se a Renov.
Em 1974, Ma. Nilde e outras pessoas relacionadas a ela, são presas. Ma. Nilde é presa e torturada.
De 1974 a 1986, dá aulas na PUC, é secretaria de Educação de Rio Claro, continua com atividades na Renov.
Em torno de 1990, é solicitada pela CNM/CUT a desenvolver o projeto Integrar, de pedagogia voltada para trabalhadores.
9 -Defende sua tese de doutorado baseada nesse trabalho, uns dez
dias antes de morrer, em 1999 (1931-1999). ( Informações da Cida e Ângelo.)
Faleceu em São Paulo em 19 de dezembro de 1999, vítima de um infarte.

Obs: Interrompendo um percurso marcado pela coragem, honestidade intelectual e sensibilidade aos problemas do ensino, Maria Nilde Mascellani faleceu em São Paulo em 19 de dezembro de 1999, vítima de um infarte. Acabara de defender o doutorado na USP, que versava sobre duas de suas realizações: o ensino vocacional e a pedagogia do Programa Integrar, da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.


Biografia do Professor Joel Martins
São Paulo nasceu em 27/3/1920 e morreu a 2/05/93 em São Paulo Joel Martins nasceu em 27/3/1920 e morreu a 2/05/93 em São Paulo. Formou-se na Escola Normal Caetano de Campos. Graduou-se, Bacharel e Licenciado, em Pedagogia e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Fez o Mestrado nos Estados Unidos da América do Norte entre 1949/1950 e doutorou-se em Psicologia da Educação entre 1951-1953 pela Universidade de São Paulo, fez pós-doutorado na Universidade de Michigan, Ann Arbor, nos Estados Unidos da América do Norte entre 1953-1954. Foi professor da Rede Pública do Estado de São Paulo. Assistente da Cadeira de Psicologia Educacional na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, integrou, em 1965, o grupo que criou os Centros Regionais de Pesquisas Educacionais, tendo sido diretor de Pesquisas do Centro de São Paulo.Entre 1959 e 1961 assumiu importantes cargos em órgãos internacionais. Em 1959, o de especialista em currículo junto à UNESCO; em 1960 o de especialista em programas educacionais junto à OEA e por exercer esses cargos trouxe para o Brasil os fundamentos que viriam estruturar os Ginásios Vocacionais no Estado de São Paulo, experiência pioneira e de excepcional qualidade no ensino de 1º e 2º graus, interrompida pela Ditadura Militar( ).Na década de 60, já como professor da Universidade Católica de São Paulo, juntamente com sua direção, envolveu-se com o projeto da reforma universitária dessa Universidade. Esse projeto o acompanha até o final de sua vida, fato que revela o quanto estava comprometido com o desafio enfrentado. Em 1993, por ocasião de sua morte, ocupa o cargo de Reitor da PUC-SP e cria a oportunidade para a elaboração e realização do projeto "Universidade do Século XXI da PUC-SP". Entretanto, é importante dizer que o projeto primeiro, iniciado no começo dos anos sessentas foi interrompido por ocasião da promulgação do ATO-AI-5 em 1968. A essa época o Professor Joel já está envolvido com outro projeto, também de vanguarda para a educação superior neste país: o referente à Pós-Graduação. É o responsável pelo planejamento e implantação de inúmeros programas de Pós-Graduação no país mas dedicou-se mais especificamente aos programas de Pós-Graduação da PUC-SP, transformando-os num marco referencial entre os programas brasileiros.( ) Foi professor-visitante da Boilling Green University, dos Estados Unidos da América do Norte, a partir de 1968 até a época de sua morte onde, durante as férias escolares brasileiras, ministrou inúmeros cursos. Com esse vínculo abriu oportunidade de intercâmbio inter-universitário e de estágios para professores e estudantes brasileiros da Pós-Graduação.Recebeu muitas honrarias de entidades nacionais e internacionais, dentre as quais citamos: Certificate of Appreciation, do College of Education and Allied Professions da Boilling Green State University; o título de Professor Emérito recebido da Universidade Estadual de Campinas, Mérito de São Lucas recebido da Fundação São Paulo - Hospital Santa Lucinda, título de Professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientou mais de cem dissertações de mestrado e teses de doutorado. Esteve presente a cerca de quinhentas bancas examinadoras( ). Por essa prática contribuiu de modo significativo com a formação e o aprimoramento de atitudes e valores éticos e científicos de gerações de pesquisadores que com ele estiveram. Na sua permanência na Pós-Graduação, destaca-se como um dos pesquisadores brasileiros mais crítico das ciências humanas, principalmente daquelas que tratam da educação. Nas décadas de 60 e 70 desenvolve estudos mais fundados nas questões postas e explicadas pelas teorias cognitivas como Bruner, Kholberg, mas já está a caminho de mudanças radicais quanto a sua concepção de ciência e, portanto, visão de mundo e de conhecimento. Avança na direção de estudos de obras de autores do Existencialismo e da Fenomenologia, como Kierkegaard, Husserl, Heidegger, Merleau-Ponty, Paul Ricoeur, sempre preocupado com a educação e com a psicologia da educação. Nessa direção, é extremamente criativo e corajoso. Abre espaço para pensar-se em rigor em abordagens qualitativas e, especificamente, na qualitativa-fenomenológica. Coroando esse esforço, incentiva a criação e atua como criador participante ativo da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos.

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