segunda-feira, 21 de junho de 2010

21 de junho de 2010 - WWW. Gvive.org.br > A GVive, associação de ex-alunos e amigos dos Ginásios Vocacionais, criada em 2005, tem como objetivo, recuperar documentos sobre a Pedagogia Vocacional, toda documentação referente a listas de alunos e professores de todas as unidades. Pretende também participar da discussão sobre os rumos da educação no pais, parado desde o fim dos anos 60, quando fecharam os vocacionais e outras escolas experimentais.
Deseja também elaborar projeto experimental a ser levado e experimentado em Ongs, fundações, escolas particulares e escolas públicas, talvez como uma classe experimental como aconteceu em Socorro em 1957 - Classe Experimental do Instituto Narciso Pieroni.
O lema da GVive é "por um ensino público, gratuito e de qualidade"
O cadastro da GVive (ainda incompleto) tem sido feito por levantamento boca a boca, graças à memória de cada um dos colegas do vocacional. Por passar mais de 4 anos em período integral, cada ex-aluno sabe de cor nome e sobrenome de seus colegas de turma.
Além da recuperação documental, a GVive trabalha também com o recolhimento de informações via oral. O GT Memória da GVive vem trabalhando desde 2005, entrevistando pais, amigos, professores, diretores e diretores ligados ao vocacional, para complementar a falta de documentos confiscados(pelo exército e alguns queimados quando da invasão ao mesmo tempo, das seis unidades vocacionais em 12 dezembro de 1969- época da ditadura.
Ultimamente vem saindo na imprensa que documentos estão sendo liberados a consulta pública. A GVive deseja participar e poder ter acesso a todos documentos que foram indevidamente recolhidos.
Passados 40 anos claramente se percebe que houve erro de avaliação daqueles que estavam no comando. Eles tinham medo que a escola fosse comunista.
Eles apenas acabaram com a melhor experiência em educação publica no pais.
E não tiveram a competência de colocar nada em seu lugar.

 Luigy Marks  (Luiz C.Marques) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário