sábado, 19 de junho de 2010

GV São Caetano do Sul

São Caetano do Sul

1968 - Instalação do Ginásio Vocacional em São Caetano do Sul – Ginásio Estadual Vocacional de Vila Santa Maria (com duas turma em meio período)

Anos 60, vários segmentos experimentais estavam em desenvolvimento no Estado de São Paulo. Cada uma dessas variantes, acreditava ter encontrado a solução para a educação. Ao invés de somar, naquilo que havia logrado êxito, alguns setores da Academia, trocavam farpas. Geralmente o alvo eram os Vocacionais, que gozavam de certa liberdade e de verbas. Só isso já era motivo de ciúmes.

Uma das queixas sobre os vocacionais, dizia que eles eram elitistas. Que eram vertidos para as classes mais favorecidas.

Para provar o contrário, a coordenadora do SEV, propôs criar uma unidade na região do ABC, uma área particularmente só de trabalhadores.
E para mostrar que era viável, propôs ao invés de período integral, testar a escola de meio período.
A Cidade escolhida foi São Caetano do Sul. Luigy - Luiz Carlos Marques

Depoimento:
São Caetano do Sul (o C do ABC, na Grande São Paulo) se desenvolveu em função do pólo industrial. Portanto, era uma região habitada, em sua grande maioria, por operários. Conclusão: o dinheiro era curto e as perspectivas de futuro não eram lá grande coisa. Os filhos desses operários, como eu, meus irmãos e amigos, estudavam em escolas públicas, localizadas nos bairros onde morávamos. No meu caso, na Vila Santa Maria, que foi escolhida para abrigar a Escola Vocacional, na Alameda Conde de Porto Alegre”.

“O ensino público na época não era dos piores - não se compara ao que vemos hoje -, mas não dava para competir. Quando começou a construção do edifício do então Vocacional, lembro-me do falatório da "rádio peão". Ninguém sabia ao certo o que seria aquela escola: Vocacional!? Que história era aquela. Falava-se em uma escola em que o aluno fazia um teste "vocacional" para entrar. A confusão entre Vocacional e "vocação" nunca foi desfeita, porque não chegamos - os militares não deixaram - a conhecer o que hoje se conhece como um ousado conceito pedagógico. Neusa Spaulucci - Jornalista -

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