sexta-feira, 12 de setembro de 2008

GVive Unidade Rio Claro - Relatorio atividades 2006/08


GVIVE – Unidade Rio Claro

Relatório de atividades

Prezados amigos da GVive,

Demorei, mas estou finalmente dando notícias de Rio Claro. Apesar de todas as dificuldades de tempo, não deixamos de trabalhar. Como vocês poderão verificar no relatório que segue, nosso trabalho com a atual escola onde funcionou o Ginásio Vocacional de Rio Claro tem sido muito intenso.
Acreditamos que tão importante quanto trabalhar pela preservação da memória dos Vocacionais é a melhoria da qualidade do ensino que hoje é oferecido nas unidades escolares de hoje. Por essa razão, nossas ações voltadas para os alunos que hoje freqüentam aquela unidade escolar tem sido o nosso foco.
Desde o ano de 2006, a GVive Rio Claro vem realizando uma série de ações que não apenas contemplam o objetivo disposto no Artigo I do estatuto da organização, qual seja o de “congregar todos os ex-alunos, ex-professores, ex-orientadores, ex-supervisores, ex-funcionários e amigos do extinto Sistema de Ensino Vocacional visando a continuidade do entendimento, da convivência, da fraternidade e da participação social, bem como para exercer e fazer valer seus objetivos sociais e pedagógicos”, mas que também têm tido um impacto direto sobre a realidade das pessoas que hoje estudam e trabalham na instituição onde funcionou o Ginásio Vocacional de Rio Claro. Essas ações têm sido voltadas tanto para os alunos como para o corpo docente.

O que segue é a lista das ações da GVive Rio Claro realizadas até o momento:

Julho 2006 – Custeio das despesas de inscrição e hospedagem de um professor da escola para participar do Congresso Internacional de Educação realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo.
Ago-Nov 2006 - Apoio à monografia “Propostas de formação e apropriações: um estudo com ex-alunos do Ginásio Vocacional de Rio Claro (1964-1967), de autoria de Eduardo José de Almeida Amos, apresentada como Trabalho de Graduação Interdisciplinar para a Faculdade de Educação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Fevereiro de 2007 – Doação de 50 livros didáticos para o ensino de língua inglesa para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio.
Maio de 2007 – Realização da I Mostra Fotográfica dos alunos da escola cujo tema foi “Rio Claro sob o nosso olhar”. A Mostra fez parte da programação oficial de eventos comemorativos da Semana da Cidade. A comissão julgadora foi formada por ex-alunos do GV Rio Claro, uma ex-professora de Artes e teve na presidência o ex-aluno do GEVOA Williams Barros que se deslocou de Porto Alegre especialmente para fazer a entrega dos prêmios na cerimônia de premiação.
Maio 2007 – Custeio de inscrição da diretora da escola e da coordenadora pedagógica para participarem do VI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional realizado na UNICAMP em 26 de maio de 2007 e que teve como tema "Gestão Educacional: Realidades e Compromissos”.
Novembro de 2007 – Realização do Encontro Comemorativo dos 40 anos de formatura da turma de 67 do Ginásio Vocacional de Rio Claro que contou com a presença de 23 ex-alunos, 12 ex-professores, a ex-diretora e uma ex-funcionária da cozinha.

Fevereiro de 2008 – Doação de 50 livros didáticos para o ensino de língua inglesa para os alunos do segundo ano do Ensino Médio.
Março de 2008 – Lançamento do programa de bolsa de estudos e início do processo de seleção de um aluno do segundo ano para participar do programa de intercâmbio promovido para organização AFS Interculturas. Essa bolsa, uma doação de um ex-aluno em nome da GVive, permitirá que um aluno da escola curse o terceiro ano do Ensino Médio em algum país a ser escolhido pelo candidato. O intercâmbio será realizado em 2009.

Próximas atividades:

Maio de 2008 – Projeto “Pro Dia Nascer Feliz” que inclui sessão de apresentação do filme Pro Dia Nascer Feliz, discussão com os alunos do primeiro ano e posterior visita à escola da professora Celsa Pastorelli que participou do filme, ocasião em que haverá um debate sobre o filme e sobre a educação brasileira entre a professora Celsa, os professores da escola e os alunos do primeiro ano.
Junho de 2008 – Realização da II Mostra Fotográfica dos alunos da escola que terá a água como tema. A mostra fará parte da programação oficial das comemorações da Semana da Cidade e, no segundo semestre, será transformada em mostra itinerante que percorrerá várias escolas de Rio Claro. Nossa idéia é levar, em 2009, a Mostra para todas as unidades onde funcionaram os Vocacionais no estado como uma forma de reconstruir os laços que existiam entre os alunos que estudavam nas várias unidades Vocacionais.
– Realização do I Concurso de Poesia dos alunos da escola que terá como prêmio à 10 melhores poesias uma visita ao Museu da Língua Portuguesa em São Paulo e uma visita à Editora Moderna onde os alunos terão um encontro com um poeta egresso da FEBEM que tem hoje livros publicados.
Julho de 2008 – Custeio da inscrição, passagem e hospedagem da professora de inglês para participar da XII Convenção Anual do Braz-Tesol (organização que congrega professores de inglês de todo o país) que será realizado no período de 14 a 17 de julho em Fortaleza, CE.


1 a 3 de Outubro de 2008Congresso Chanceler 40 Anos que terá como tema: “Conhecer o passado para construir futuro”. A idéia é que o congresso realize várias mesas redondas com a participação de ex-alunos, ex-professores e pessoas que estiveram ligadas à história da escola (tanto da época do Vocacional como do período posterior). Temos a intenção de levar para Rio Claro o arquiteto Pedro Torrano que concebeu o conjunto arquitetônico daquela unidade do Vocacional, bem como ex-alunos de outras unidades do Vocacional.


2009 – Projeto África em parceria com uma escola de Salvador que culminará com um “estudo do meio” à capital baiana onde os alunos terão a oportunidade de participar do congresso promovido pela escola parceira, visitar uma comunidade quilombola nos arredores de Salvador, e conhecer a primeira capital brasileira.
Sem data definida: Projeto Caminho de Volta que pretende fazer com que um grupo de alunos da escola realize o caminho de volta ao continente de origem dos antepassados da maioria dos alunos que hoje freqüentam o Chanceler. Esse projeto tem por objetivo levar um grupo de alunos (acompanhados dos professores de história e de língua portuguesa) até Moçambique onde conhecerão a cultura e a história daquele país, bem como uma escola de ensino médio.


Projeto especial

A GVive Rio Claro vem trabalhando também para a implementação de um programa voltado para meninas, que tem como objetivo oferecer a oportunidade de participar do Cultural Care Au Pair (http://www.culturalcare.com/) nos Estados Unidos.
Nosso projeto é montar um programa de preparação das alunas da escola (que não deverá durar menos do que dois anos) que deverá incluir:


- curso de inglês
- curso de formação cultura geral
- curso de puericultura e estágio em creches da prefeitura
- curso de formação de motorista e posterior obtenção da Carteira Nacional de Habilitação
- programa de acompanhamento psicológico das candidatas.

Como esse projeto envolverá muitos parceiros e patrocinadores, penso que será necessário contar com a participação oficial da GVive como organização não-governamental. Para isso, o artigo 1 do estatuto da GVive precisa incluir na sua redação uma referência à “promover parcerias com as unidades escolares onde funcionaram os Ginásios Vocacionais”.
Todos os projetos que estamos planejando realizar encontram-se abertos à participação de todos os membros da GVive.

Caros companheiros, essas foram as atividades realizadas pela GVive Rio Claro e os nosso planos para o futuro. Gostaríamos muito de poder contar (como temos contado) com o envolvimento e participação dos colegas não apenas de São Paulo, como de outras unidades.
Chamamos especial atenção para a realização do Congresso em outubro, quando gostaríamos de poder contar com a participação do maior número possível de ex-alunos do Vocacional tanto de Rio Claro como das outras unidades.
É importante ressaltar que há certa movimentação nos meios políticos locais para transformar o Vocacional de Rio Claro num monte de coisas desconexas e sem sentido.
É nossa idéia utilizar o Congresso de outubro como plataforma para o lançamento de uma campanha de luta pelo tombamento do conjunto arquitetônico do antigo Ginásio Vocacional de Rio Claro de tal forma que sua utilização fique restrita e limitada a uso exclusivo da educação.
E com isso, despeço-me de todos com um fraternal abraço,

Eduardo Amos
GV Rio Claro – turma de 63

Nenhum comentário:

Postar um comentário