sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Educação -Painel do Leitor da Folha de S.Paulo

Educação
Resposta:
"Concordo em parte com o historiador José de Anchieta Nobre de Almeida ('Painel do Leitor', 3/4).
Entendemos perfeitamente o valor que os Cieps do governador Brizola tiveram, mas isso foi em época posterior. Os Cieps foram criados na década de 80 por Darcy Ribeiro, quando era secretário da Educação no Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola.
Muito antes do modelo de escola citado, havia outros modelos de escolas experimentais que a revolução fechou e nada trouxe para o lugar delas, quase apagando a memória delas dos anais sobre educação.
Vários experimentos educacionais tiveram pleno êxito, como a escola experimental de Socorro (1957/1962) e os ginásios vocacionais no Estado de São Paulo (1961/1969). Outras experiências tiveram êxito, como o Experimental da Lapa, de Jundiaí, de Campinas, Macedo Soares, Alberto Conte, Escola de Aplicação e outras.
Os ginásios vocacionais foram uma das maiores e bem-sucedidas experiências educacionais que aconteceram neste país. A importância de sua coordenadora, professora Maria Nilde Mascellani, foi tão grande que o Ciep de Americana foi inaugurado em 2007 com seu nome - o prefeito era do PTB.
A ditadura acabou com escolas maravilhosas sem trazer outra experiência em seu lugar. Poderia até ter colocado escolas como a de Agulhas Negras (de elite) para o povo em geral. Quem sabe?
Quem sabe os Cieps, as escolas vocacionais e as experimentais estariam funcionando até hoje.
Os valores caíram em desuso, e a educação parece perdida e sem rumo.
Mas nem tudo está perdido, só está faltando coragem politica. Não precisamos de prédios escolares, e sim de método e pedagogia vocacional ou tupiniquim, que já existe.
Será que nunca mais surgirão secretários de Educação como Luciano de Carvalho em São Paulo e Darcy Ribeiro no Rio?"

LUIZ CARLOS MARQUES, GVive - Memória Viva do Vocacional (São Paulo, SP)

2 comentários: